quarta-feira, 11 de junho de 2014

O QUE VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A PERDER POR AMOR A CRISTO?



Fácil reparar como essa forma de ver a vida invadiu a igreja e Tomou conta das pessoas, do mesmo modo que um câncer se espalha silenciosamente por um organismo. A maior prova disso é que nossa caminhada de fé tornou-se permeada pelo conceito de vitória. E só tem vitória quem triunfa, vence, ganha... “A vitória é tua!”, “Deus, nos dê a vitória!”, “Faça tal campanha na Igreja e Deus te dará a vitória!”, são os chavões do “evangeliquês”. Muitos falam mais a palavra “vitória” nas orações e nos cultos do que “Te amo Jesus!”. Parece que, para muitos, uma vida sem “vitória” é uma vida sem fé, sem bênção, sem a presença do Senhor. Em outras palavras, essa crença diz que, se não ganhamos diariamente, nossa espiritualidade é mirrada, raquítica.
Mas a Bíblia fala muito sobre perda também. Para cumprir a vontade de Deus, Abraão perdeu sua terra natal e sua parentela; Jó perdeu tudo o que tinha; Moisés perdeu a pacata vida de pastor; Jeremias perdeu a paz; Noé perdeu o respeito dos vizinhos; Paulo perdeu tudo aquilo em que cria; João perdeu a liberdade; Raabe perdeu sua cidade. A lista de personagens da Bíblia que perderam muito nesta vida é gigantesca, o próprio Senhor Jesus entregou (perdeu) Sua própria vida para nos salvar. Depois Ele ressuscitou, mas antes teve que morrer. Entendemos que na gramática de Deus, perder por amor a Ele é ganhar para a vida eterna.
“Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados, (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.” Hebreus 11:35-40. Essa parece uma lista de “vitoriosos”? Ou parece mais a descrição de gente que sofreu perdas enormes? Tenha a certeza de que foram perdas que resultaram num ganho muito superior – por ser um ganho eterno e não terreno.
É impossível viver para Deus sem perder para si.
“Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.” João 12:25. Jesus também afirmou: “Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por Minha causa achá-la-á.” Mateus 10:39. E nesta era em que somos instigados a ganhar o mundo inteiro, precisamos ouvir as palavras do Mestre a Seus discípulos: “Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por Minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” Mateus 16:25-26.
Se não temos de ganhar o mundo inteiro, o que, afinal, precisamos ganhar? Paulo responde: “O que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo.” Filipenses 3:7-8.
Eis o que precisamos ganhar: Cristo! Pois, como disse Paulo, “para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” Filipenses 1:21. São o Rei, Seu reino e Sua justiça que devemos buscar antes de tudo mais, sabendo que assim, tudo mais nos será acrescentado.
E como se ganha Cristo?
Perdendo. Abrindo mão de si. Perco prazeres terrenos, a fim de ganhar Cristo. Perco oportunidades fraudulentas, a fim de ganhar Cristo. Perco o casamento com aquela mulher linda, mas que não é cristã, a fim de ganhar Cristo. Perco aquele negócio da China, mas que exigiria liberação de propina, a fim de ganhar Cristo. Perco a fama e deixo outros brilharem, a fim de ganhar Cristo. Perco dinheiro justo que eu deveria receber, para não escandalizar a Igreja, a fim de ganhar Cristo. Perco respeito de quem considera minha fé uma fábula e minhas crenças fanatismo, a fim de ganhar Cristo. Perco a vingança e dou a outra face, a fim de ganhar Cristo. Perco o emprego em que teria de me corromper, a fim de ganhar Cristo. Perco o que desejo e é pecado, a fim de ganhar Cristo. Perco minha felicidade se for preciso, a fim de ganhar Cristo. Perder, perder, perder. 
Assim é que perdendo se ganha. Mas o que ganhamos por essa perda, acredite, vale a pena.
O que você está disposto a perder a fim de ganhar Cristo? É a resposta a essa pergunta que vai determinar quem vem em primeiro lugar na sua vida. Será você mesmo? Ou Jesus? Suas ações responderão. E Deus estará bem atento a elas.





Fonte: http://apenas1.wordpress.com (adaptado).

Um comentário: